BLOG

Perfil psicológico da mulher com risco para o câncer de mama

Por Lunice Dufrayer - Psicóloga 1248/09


Enviado em 10 Feb 2017 - 09:42


Todas sabemos que o câncer de mama é a doença de maior causa de morte entre as mulheres no mundo. Sabemos também que algumas mulheres têm um risco maior que outras, e é bom relembrar quais são esses riscos: menarca precoce, menopausa tardia, obesidade,  sedentarismo, alcoolismo,  colesterol alto, reposição hormonal na menopausa, alimentação inadequada tumores benignos anteriores na mama, histórico de câncer de mama na família materna, genética (10%), ausência de gravidez e de amamentação e idade.

Como vimos, estamos bastante expostas ao risco de desenvolver um câncer de mama. Não se apavorem,  se cuidem! Porque além de todos esses riscos, estudos mostram que algumas mulheres têm esse risco aumentado de acordo com seu psicológico.  Isso mesmo! A forma como você vive, lida com seus problemas e estresse pode maximizar esse risco.

A psicologia estuda a personalidade dos pacientes de câncer. No plano primário – a prevenção.  É importante conhecer o perfil da mulher com risco por processo terapêutico essa mudança. Pesquisas comprovam que mulheres CA de mama tem um perfil de mulheres muito doadoras, que abrem mão dos próprios sonhos em função do outro, são mulheres que se anulam para que os outros sejam felizes.

Em algum momento, geralmente uma perda, a mama que tem a representação de sustentar – dar o leite, já não tem mais motivos, aí a mama adoece. Então mulheres, se cuidem de forma total.