BLOG

Gravidez exige cuidados simples, mas importantes

Por Tatiana Cardoso | Jornalista

Se você perceber alguns desses sinais, procure seu médico!

 – A pressão estiver alta; 

 – Sentir fortes dores de cabeça; 

 – O bebê parar de se mexer por mais de 12 horas;

 – Sangramento ou perda de líquido (água ) pela vagina; 

 – Tiver contrações fortes.

Restrições alimentares

Alguns alimentos devem ser limitados ou mesmo evitados durante a gestação por conta de seu potencial tóxico. Entre eles estão os peixes, cafeína, carnes cruas, frutas e vegetais não lavados e produtos não pasteurizados.

A exposição ao metilmercúrio pela ingestão de peixes contaminados pode causar alterações no desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, as quais podem provocar prejuízos no desenvolvimento intelectual e psicomotor. 

Na gestação, devem-se evitar alimentos a base de tubarão, peixe-espada e cavala. A ingestão de crustáceos, salmão, linguado, atum e bacalhau precisam ser limitados para não mais de 340g/semana.

Não deve se ingerir esses peixes mais de uma vez na mesma semana. Não devem ser comidos mais de 170g /semana de peixes cozidos originários da água doce. Deve-se limitar o consumo de atum a 120/g semana.

Faça isso!

Fracionamento da dieta, com menor volume (cinco a seis refeições: desjejum, colação, almoço, merenda, jantar, ceia, com intervalo de 3/3h ou 4/4h).

Beba no mínimo 2L de água ao dia, evitando-se os horários das grandes refeições (almoço e jantar).

Não faça isso!

Consumir de fast foods e de lanches rápidos em substituição, principalmente, as grandes refeições.

Comer alimentos gordurosos, frituras, preparações concentradas em carboidratos simples e calorias vazias (doces, balas, refringentes, pastelarias).

Ingerir alimentos processados e industrializados que contenham conservantes

Recomendações

Beba moderadamente café, chá e mate. A ingestão da cafeína em excesso esta associada a aumento da perda reprodutiva e complicações na gestação, portanto a quantidade de cafeína não deve ultrapassar 2 xícaras de café (menos de 200mg/dia). Chá e bebidas carbonatadas com cafeína também devem ser consumidas com moderação.

Exercícios Físicos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todos os indivíduos façam, no mínimo, 30 min. de exercícios diariamente ou pelo menos três vezes na semana, inclusive as grávidas. 

Atividade física durante a gravidez permite ganhar menos peso e retornar ao peso pré-gravídico com maior rapidez, e não afeta de modo significativo as características antropométricas do recém- nascido. 

Na gestação, pode ser mais importante trabalhar a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos pélvicos do que manter a aptidão cardiovascular.

As grávidas podem continuar a se exercitar com atividades leves a moderadas. O exercício regular por, pelo menos 3 vezes por semana é preferido á atividade revezada. O ganho ponderal médio ideal da grávida é de aproximadamente 12,5kg. 

O final da gestação é o momento em que tanto você quanto o bebê se  preparam para uma grande mudança. O bebê tem menos espaço dentro de sua barriga, o que dá a sensação de peso e desconforto. Você pode sentir menos sono.

Seu útero poderá ficar durinho por instantes, mas você não sentira dor, apenas uma leve sensação de endurecimento. Observar os movimentos do bebê é uma forma de saber se ele está bem.

Gestantes saudáveis podem trabalhar até o parto desde que a atividade não apresente riscos maiores do que os encontrados no cotidiano.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Outras publicações